Em: 22 de Maio de 2017

SMS participa da 1ª Conferência Regional de Saúde da Mulher em João Câmara/RN

Participaram: Usuários dos serviços o Secretário Venceslau e Fisioterapeuta Dr. Rodrigo.

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Preta e representantes da sociedade civil, participaram da 1ª Conferência Regional de Saúde da Mulher, realizada nos dias 18 e 19/05 na cidade de João Câmara/RN.

O evento a nível regional traça as metas que serão abordadas na 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher (CESMu) a ser realizada na Escola de Governo em Natal no período de 13 a 15 de junho de 2017, e que terá como tema central “Saúde da Mulher: desafios para Integralidade com Equidade”.

O objetivo da conferência é propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e efetivar o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) visando à saúde das mulheres.

A I Conferência Estadual de Saúde da Mulher será presidida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), e coordenada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/RN) em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM).

A 1ª CESMu é um importante espaço onde o Controle Social, composto por gestores/prestadores de serviços, usuários e trabalhadores em saúde, poderão dialogar sobre a política de atenção a saúde da mulher, em conjunto com a sociedade civil organizada e movimentos sociais.

Todas as Conferências Municipais/Regionais deverão ocorrer até maio de 2017. As conferências regionais serão coordenadas pelo CES, em parceria com a Comissão Organizadora da Conferência Regional que será composta pelo CES/RN, CMS dos Conselhos Municipais da região e URSAP da região.

Zica