Secretário de Saúde participa do 33º Congresso Conasems em Brasília.

O secretário Municipal de Saúde, Vencerlau Rômulo, participou do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que reuniu, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, durante os dias 12 e 15 de julho, milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre os secretários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e Ministério da Saúde.

O tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS” tem referência no Manual do Gestor que foi lançado em janeiro de 2017, e através do encontro de idéias, troca de conhecimento e experiências, formulação e aprofundamento de propostas no Congresso, fortaleceram as conexões entre as normativas dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde.

Estava na programação oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes para a gestão municipal do SUS: atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018 e todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da participação da comunidade nesse planejamento.

As palestras no estande do Ministério da Saúde acontecerão todos os dias do Congresso (quarta, quinta, sexta e sábado). Dentre os assuntos apresentados estão: A Organização e Qualificação da Rede de Saúde Bucal nos Municípios, Requalifica UBS e Emendas Parlamentares para a Atenção Básica e SUS AB: O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) como Ferramenta de Gestão da Clínica, Política Nacional de Saúde das Mulheres, entre outros.