Em: 15 de Maio de 2018

Dia D de vacinação contra gripe atinge 100% da meta para o dia da campanha.

O dia D de vacinação contra a gripe aconteceu no sábado, 12, e bateu sua meta de vacinação. Neste dia, a Prefeitura de Pedra Preta manteve todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionando até as 17h.

A campanha, que iniciou no dia 23 de abril, segue o cronograma de vacinação dos grupos prioritários até o dia 1° de junho quem não se vacinou procure a UBS II assentamento ou a UBS I centro para a realização da mesma.

 

“Em média, a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito, por isso, quanto mais cedo for a imunização, melhor será sua eficácia, principalmente no período de baixas temperaturas”, disse o secretário. 

A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo.

A vacina é adquirida pelo Ministério da Saúde e distribuída aos Estados, que devem enviar as doses aos municípios para aplicação em suas unidades de saúde.

 

Grupos prioritários:

Trabalhadores da Saúde; Crianças de 6 meses a menores de cinco anos, indivíduos com 60 anos ou mais; Gestantes, puérperas, povos indígenas; Professores, profissionais do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; Portadores de doenças crônicas.

Zica